Fim da TV analógica no DF será dia 17 de novembro

POR: Exorbeo

Após um plano de muitos anos, adiamentos e alterações de cronograma, o fim da TV analógica já é realidade inclusive na capital do Brasil.

Mesmo com um novo adiamento, a TV analógica no Distrito Federal chegará ao fim no dia 17 de novembro. As cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás também terão as transmissões analógicas encerradas neste período. Todas elas estão localizadas a cerca de 50Km do plano piloto.

Em tempo:
Ao todo o desligamento afetará 25 canais da radiodifusão, 13 geradoras e 12 retransmissoras. Tanto as retransmissoras quanto as geradoras poderão dentro destes 22 dias escolherem o momento do desligamento. Depois do desligamento, a programação das emissoras estará disponível apenas no formato digital, que possui mais qualidade de som e de imagem.

Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, o escalonamento do fim da transmissão analógica permitirá uma melhor adaptação das famílias que ainda não têm receptores digitais. Quem sintonizar as TV analógicas, após o desligamento, terá durante 45 dias uma cartela fixa informando como proceder para ter acesso ao sinal digital. No entanto, no caso das retransmissoras, que não geram conteúdo, a transmissão será simplesmente interrompida.

De acordo com dados de pesquisa realizada pelo grupo de implantação do sinal digital, em 15 de novembro, 88% das famílias na região do Distrito Federal e Entorno estavam aptas para assistirem as transmissões digitais. Para o conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone, o percentual de 90% de domicílios digitalizados deve ser obtido nesta quarta-feira (26/10).

@DeOlhosNaTV #DeOlhosNaTV

Nenhum comentário: