POR: Portal G1
Foi anunciado nesta segunda-feira (07/02), em Florianópolis, o fechamento do acordo entre os acionistas da RBS e os empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, juntamente com outros investidores, para a transferência de controle das operações de televisões, rádios e jornais que atuam sob a marca RBS em Santa Catarina.
O comunicado foi feito na tarde desta segunda, em uma reunião com colaboradores na sede da empresa, transmitida por videoconferência para todas as áreas da organização no estado. Embora não tenham sido divulgados valores, o negócio é considerado um dos maiores no ramo de mídia no Brasil nos últimos anos. A conclusão da venda aguarda a aprovação dos órgãos regulatórios.
O acordo para a aquisição inclui as emissoras da RBS TV em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Centro-oeste, Chapecó e Criciúma, os jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, A Notícia e Jornal de Santa Catarina e as rádios CBN Diário, além das emissoras da Itapema e Atlântida em Santa Catarina.
Segundo a RBS, a primeira aproximação dos investidores ocorreu há cerca de três anos. As conversações haviam sido retomadas há meses, mas o acordo só foi fechado há poucos dias. O processo de transição pode durar até dois anos e será gerido a partir de comitês com o objetivo de garantir a continuidade e a excelência das operações.
Realizado na redação do Diário Catarinense, o anúncio teve a presença de representantes de diferentes gerações de acionistas da RBS: Nelson Sirotsky, o primeiro a comandar as operações da empresa em Santa Catarina; Pedro Sirotsky, que também esteve à frente da RBS no estado, e o presidente do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer. No encontro, os novos proprietários explicaram as razões da aquisição e se comprometeram a manter a independência editorial. Eles também anunciaram o nome de Mario Neves, atual diretor-geral da RBS TV Santa Catarina, como novo presidente das operações no estado.
Em comunicado, as duas partes informaram que a aquisição surgiu a partir de uma associação dos novos proprietários para o desenvolvimento de negócios de mídia em Santa Catarina. Lírio Parisotto atua na área de mídia por meio de sua empresa Videolar e no setor de petroquímica a partir da Innova. De acordo com o comunicado, Carlos Sanchez amplia o processo de diversificação de seus negócios, a partir do Grupo NC.
Com o movimento, a RBS focará seus esforços de mídia no Rio Grande do Sul, onde o grupo empresarial foi fundado em 1958, com marcas jornalísticas como Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. Além dos negócios de comunicação, o grupo é proprietário da e.Bricks, empresa de investimento digital com atuação no Brasil e nos Estados Unidos.
Durante o anúncio, os acionistas da RBS ressaltaram a Carta Aberta aos catarinenses divulgada logo depois pelos veículos e agradeceram profundamente o apoio e a dedicação de todos os colaboradores. Também recordaram o envolvimento da RBS com o desenvolvimento do estado e mencionaram momentos marcantes nestes quase 37 anos de presença da RBS em Santa Catarina - do engajamento da empresa para amenizar os efeitos das enchentes às bandeiras, como a duplicação da BR-101 e o projeto Viver SC.
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