Hoje pela manhã havíamos noticiado que poderia haver um novo adiamento no desligamento do sinal analógico, mas parece que o Ministério das Telecomunicações manteve a data para hoje mesmo. Acompanhe abaixo o texto, na íntegra, da Radioagência Nacional explicando melhor o assunto:
"Nesta segunda-feira, Rio Verde (GO) será o primeiro município brasileiro a fazer a transição para a TV digital.
E este ano Brasília será a única capital a realizar a mudança de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações.
Em outubro, o Distrito Federal e as cidades do entorno terão o sinal da TV analógica desligados.
O prazo para a mudança em todo o país foi adiado várias vezes e apenas em 2023 a TV digital será uma realidade em 100% dos aparelhos do país.
Segundo o governo foi necessário dar mais tempo para a migração devido aos grandes eventos que o Brasil vai receber até 2018, como as Olimpíadas e a eleição presidencial daqui a dois anos.
Além disso, as redes de televisão terão um prazo maior para avisar aos telespectadores sobre o desligamento. Atualmente, a TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e converte em sinais de imagem e som.
Já a TV digital também recebe esta frequência mas transmite para dados digitais, como acontece com a internet acessada por meio de um transmissor wi-fi.
Para pegar o sinal digital, o aparelho precisa de um conversor embutido ou externo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário